Investimentos de A a Z

Como começar a investir com segurança?

Ainda hoje muitas pessoas acreditam que é preciso ter muito dinheiro para começar a investir. Entretanto, o mercado financeiro conta com diversas opções de investimento com aplicação mínima de R$ 31,00, ou seja, com praticamente R$ 1,00 por dia você já pode entrar neste mundo incrível dos investimentos. Com vontade de aprender e com paciência, é possível ter ganhos expressivos a longo prazo. Para te ajudar a dar os primeiros passos com segurança, nós da Alpz preparamos este conteúdo com alguns direcionais. Dá só uma olhada!

Ninguém gosta de perder dinheiro, certo? Por isso, ao entrar no universo dos investimentos é preciso levar em consideração certos fatores para que você possa aproveitar as oportunidades, sem colocar em risco seu patrimônio.

Para começar é necessário se atentar a algumas questões:

  1. Organize-se financeiramente e entenda seu orçamento. Isso lhe ajudará a traçar melhor suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.
  2. Invista um tempo em aprender minimamente sobre o mercado, pois dessa forma você será capaz de tomar decisões inteligentes e fazer questionamentos quando necessário.
  3. Procure uma assessoria com profissionais certificados e que possuam o conhecimento adequado para lhe orientar da melhor forma, considerando suas necessidades e expectativas.
  4. Descubra o seu perfil de investidor para assim entender quais são os melhores ativos para a sua carteira a fim de reduzir os riscos do seu portfólio.
  5. Entenda junto ao seu assessor qual a melhor forma e construa uma reserva de emergência.
  6. Diversifique seus investimentos para aumentar as chances de lucro e minimizar os riscos.

Outra dica importante para você seguir logo de início é entender alguns conceitos relevantes, como rentabilidade, liquidez e segurança/risco, pois eles estão sempre presentes no dia a dia de quem investe.

  • Rentabilidade: é o retorno obtido com o investimento, ou seja, o quanto você ganha por deixar seu dinheiro aplicado em determinado ativo.
  • Liquidez: é a facilidade com que um ativo pode ser transformado em dinheiro, sem gerar perdas – em outras palavras, o quão rápido você consegue resgatar o dinheiro investido.
  • Segurança/Risco: a segurança de um investimento está relacionada ao risco que ele corre durante seu período de vigência. Normalmente quanto buscamos maior rentabilidade, precisamos nos expor a maiores riscos e aí a segurança fica comprometida. Não há investimento 100% seguro, por algumas razões, mas se quisermos privilegiar a segurança devemos priorizar os de renda fixa, que não os elimina, mas têm riscos menores.

Por fim, já que estamos falando de segurança, precisamos comentar sobre as instituições que fiscalizam e organizam o mercado, pois uma boa parte dos investidores iniciantes se perguntam: essa empresa é confiável? E se a corretora quebrar, o que acontece?

  • Banco Central do Brasil: o Bacen é uma entidade que exerce suas funções de forma autônoma, sem ser subordinada a outro órgão público. Sua responsabilidade é garantir a estabilidade econômica brasileira, regulamentar o sistema financeiro, entre outras responsabilidades.
  • Comissão de Valores Mobiliários: é uma instituição autônoma vinculada ao Ministério da Fazenda e que atua a favor de quem investe. Entre suas responsabilidades está proteger os investidores e assegurar seus direitos. Além disso, a CVM também é responsável por fiscalizar e manter a integridade do mercado de capitais.
  • Fundo Garantidor de Crédito: o FGC é uma entidade brasileira de caráter privado e com atuação independente. Ele ressarce investidores, respeitando as regras vigentes, prejudicados por um banco ou qualquer outra instituição financeira, que venha a ter problemas econômicos, ou seja, que tenha ido à falência.
  • B3: a Bolsa do Brasil tem como papel garantir que todas as pessoas interessadas possam investir de forma segura nos ativos disponíveis na bolsa de valores do país. Ela tem a função de estabelecer regras claras de negociação, tornando o ambiente transparente, tanto para quem vende quanto para quem compra.

Esperamos que tenha ficado um pouco mais claro por onde começar nesta estrada chamada "mercado". Em caso de dúvidas conte com a Alpz para lhe auxiliar e aproveite para conhecer nosso curso Saúde Financeira, com ele você estará apto a dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.

Comece agora a materializar seus SONHOS!

Conteúdos Relacionados