Investimentos de A a Z

O que são fundos imobiliários e como viver de renda com eles?

O número de investidores em fundos imobiliários, vêm crescendo muito, tendo saído de 12 mil em 2009 para quase 2 milhões em 2022. Quem está começando no mercado financeiro pode não estar familiarizado com os famosos fundos imobiliários, também conhecidos como FIIs.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre este tipo de investimento, preparamos esse conteúdo completo. Vem com a gente!

O que é fundo imobiliário?

Para começar, podemos entender um fundo imobiliário como uma espécie de condomínio de investidores que juntam seus recursos para aplicarem em conjunto no setor imobiliário. Basicamente é fazer o mesmo que nossos avós nos ensinavam, ou seja, investir em imóveis para que no futuro possamos viver de renda, só que por meio de papéis e não adquirindo imóveis físicos de fato para alugar.

Com a chegada dos fundos imobiliários no Brasil, passamos a ter a possibilidade de investir em imóveis de forma não concentrada e com uma quantia baixa, como R$ 100, por exemplo. Ao investir no mercado imobiliário por meio desses papéis, você adquire pequenas partes de imóveis, como shoppings, condomínios, centros logísticos etc.

Como funcionam os FIIs?

A negociação se dá através da bolsa de valores, onde o investidor compra cotas, como se fossem tijolos, e a partir disso ele passa a receber os rendimentos, que no modelo mais tradicional equivale ao aluguel.

Uma dúvida recorrente é a questão de as cotas serem negociadas na bolsa de valores e aí o medo da volatilidade do mercado, o tal "sobe e desce".

Precisamos lembrar que quando compramos um imóvel, ele também oscila ao longo do tempo, porém em razão de não olharmos seu preço todos os dias, em uma imobiliária por exemplo, o sentimento dessas oscilações passa desapercebido.

No caso dos FIIs, é mais fácil saber o preço ou a cotação do dia e isso acaba transparecendo, aparentemente, mais insegurança e risco. No entanto, o melhor a se fazer seria capitalizar essa transparência a favor e não contra. Apesar dos riscos serem os mesmos nos fundos quanto nos imóveis tradicionais, até porque estamos falando da mesma coisa, a verdade é que por meio dos FIIs esses riscos são minimizados, visto que é possível diversificar por segmentos, número de inquilinos, região, liquidez, possibilidade de pequenos investimentos etc.

O fato é que, tanto o fundo imobiliário, quanto os imóveis tradicionais são renda variável e por isso estão sujeitos as oscilações, não sendo interessante alocarmos recursos que tenham compromissos no curto ou médio prazos.

É possível viver de renda com fundos imobiliários?

Ao comprar cotas dos fundos imobiliários o investidor passa a receber aluguéis e a própria valorização das cotas ao longo do tempo, sabendo claro, que por se tratar de renda variável não há rentabilidade garantida.

Para quem deseja viver de renda é importante ir comprando com regularidade bons fundos imobiliários ao longo de alguns anos, reaplicar os rendimentos obtidos mês a mês em mais cotas, para receber cada vez mais rendimentos. Novamente, podemos associar esse tipo de investimentos à compra de casas, que quanto mais comprarmos, mais aluguéis receberemos.

Em breve voltaremos com mais conteúdos sobre fundos imobiliários para que você possa aprender ainda mais com a Alpz e o melhor de tudo, sem economês. Acompanhe nosso blog com atualização semanal!

Conteúdos Relacionados